Quais os truques do shopping para você comprar mais?
Arquitetura, decoração e administração dos shopping centers
conspiram para que você consuma mais. Veja como essas estratégias são
aplicadas
PORTA POPULAR
Na maioria dos shoppings, quem chega
sem carro é quem tem menos grana. Pensando nisso, o comércio popular
fica perto da porta. Além disso, o público de menor poder aquisitivo
fica mais à vontade ao ver marcas conhecidas logo de cara.
EXPOR EXEMPLO
Todo
centro de compras tem um espacinho para pequenas exposições - processos
industriais, esculturas de material reciclado, roupas da Barbie, por aí
vai. Pode inspirar bocejos, mas quem é do ramo jura que isso atrai
visitantes.
180 DEGRAUS
Ainda há shopping
em que a escassez de escadas rolantes obriga a caminhar e "conhecer
lojas". Felizmente, hoje a regra é atrolhar o prédio de escadas, até de
meio andar, para que você chegue aonde quiser sem se cansar.
DANÇA DAS VITRINES
Lojas
substituídas, reformadas, mudando de ponto - a administração prevê e
estimula essas alterações. Isso dá aos visitantes desculpa para voltar:
conhecer os novos espaços.
EM CASA
Espaços
com poltronas e plantas existem para criar "situações residenciais". A
ideia é que um marido sinta-se na sua sala de estar e deixe a esposa
livre para consumir.
AOS ESTACIONADOS
Calculando
que o público que chega de carro é o que tem mais dinheiro, as lojas
mais luxuosas costumam ficar próximas do acesso aos estacionamentos.
LUZ E SOMBRA
Repare:
os corredores dos shoppings são muito mal iluminados. Mas isso não é um
acidente, a pouca iluminação das passagens faz as luzes das vitrines se
destacar, atraindo seus olhos.
CHEIRO, SOM E FÚRIA
No
exterior dá certo, mas aromatização e sonorização do ambiente foram
banidos dos shoppings brasileiros - se tem, irrita, se não tem, ninguém
liga. Perfume e trilha sonora ficam restritos a algumas lojas.
A PRAÇA É FOSSA
Sim, praças de alimentação são legais pela variedade de opções. Mas esse não é o único motivo para sua existência: o shopping concentra canalização de água e esgoto em apenas um local e barateia custos.
MUNDO LÁ FORA
Shoppings
eram como cassinos, sem janelas que lembrassem a passagem do tempo.
Para amenizar a sensação de que você perdeu o dia lá dentro, os prédios
mais modernos incluíram painéis de vidro ou mesmo aberturas para o sol
(e o luar) entrar.
Fontes Manoel Alves Lima, diretor da FAL
Design Estratégico para Varejo; Alberto Botti, diretor da Botti Rubin
Arquitetos Associados.
Fonte: http://super.abril.com.br/cotidiano/quais-truques-shopping-voce-comprar-mais-614469.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super
Nenhum comentário:
Postar um comentário